PROJETO
CONHECENDO O
FOLCLORE
ALUNOS ATENDIDOS:
1º AO 5º
DURAÇAO:
18/08 à 30/09/2014
JACUNDÁ-PA 13/08/2014
Justificativa
O folclore
desempenha um papel de relevante importância na vida diária do homem. É um dos
principais fatores que contribuem para a identificação do que poderíamos
denominar “o símbolo da nacionalidade’’. É ainda um excelente meio para
facilitar a ligação “Lar – Escola”. Este projeto visa esgotar a cultura
regional, bem como conscientizar os alunos da diversidade cultural na qual
estamos envolvidos.
Objetivo Geral
Aprofundar a
compreensão sobre o folclore brasileiro através de atividades diversificadas
envolvendo brincadeiras e tradições populares de forma que os educadores possam
refletir e participar de atividades que envolvam a leitura, escrita,
conhecimentos matemáticos e regionais de forma lúdica e agradável.
Objetivos Específicos
Ø Resgatar
as importâncias do folclore, repassando valores culturais;
Ø Conhecer
músicas e brincadeiras folclóricas;
Ø Desenvolver
a linguagem oral e escrita;
Ø Identificar
a finalidade do texto;
Ø Localizar
informações explicita nos textos;
Ø Emitir
opiniões e fazer comentários pessoais com clareza e objetividade;
Ø Elaborar
e resolver problemas com as quatro operações em linguagem verbal com suporte de
imagens ou materiais de manipulação;
Ø Participar
de datas comemorativas;
Ø Identificar
os símbolos da pátria;
Ø Identificar
os meios de comunicação;
Ø Reconhecer
os meios de transporte;
Ø Identificar
os sinais de trânsito.
Metodologia
Ø Leitura
coletiva e individual;
Ø Leitura
dramatizada;
Ø Produção
de texto escrito;
Ø Reconto
oral;
Ø Relato
de experiência;
Ø Roda
de leitura (conversa);
Ø Confecção de cartazes;
Ø Pesquisas;
Ø Mini
Teatro;
Ø Varal
de leitura
Ø Seminário;
Ø Exposição
de ervas medicinal e comidas típicas;
Ø Campeonato
de advinhas;
Ø Cruzadinha;
·
Conteúdos:
História e Geografia 1º Ano
Ø Os
meios de transportes;
Ø Os
meios de comunicação;
Ø O
trânsito;
·
Matemática
Ø Sistema
de numeração decimal.
Ø Dezena,
dúzia e meia dúzia.
Ø Seqüência:
Representação oral e escrita (numerais de 0 a 50).
Ø Adição:
Noção com utilização de material concreto.
Ø Subtração:
Noção com utilização de material concreto.
Ø Medida
de tempo.
·
Língua
Portuguesa
Ø Números
de silabas e letras.
Ø Formação
de palavras e frases (simples e complexas)
Ø Revisão
das silabas simples.
Ø Sílabas
complexas: (tr, cr, gr, fr, dr, pr, vr,
cl, fl, gl, bl, tl)
Ø Noções
de pontuação, (ponto final, vírgula, ponto de interrogação de exclamação.
·
Ciências
Ø Animais:
Características e necessidades vitais.
·
Artes
Ø Tipos
de desenhos (livres geométricos e abstratos).
Ø Dobradura
e recorte e colagem.
Ø Musicas
folclóricas coreografadas.
·
Ensino
Religioso
Ø Autoestima
e confiança.
Ø Respeito
ao próximo.
·
Conteúdos
do 2º ano Língua Portuguesa.
Ø Gênero
Literário: Fábula e par lenda.
Ø Estudo
do texto: Leitura e interpretação.
Ø Formação
de frases e textos
Ø (Formação
de palavras, (ortografia): sílabas complexas r e l acompanhadas de consoantes).
Ø Silabas
simples e complexas e consoantes com l.
Ø Sinais
de pontuação e tipos de frases (ponto final, interrogação e exclamação).
Ø Ponto
e vírgula travessão e dois pontos.
·
Matemática
Ø Medidas
de tempo: Calendário de relógio.
Ø Sistema
monetário (real) economia domestica.
Ø Multiplicação
(x).
Ø Medida
de comprimento.
Ø Dobro
e triplo.
Ø Problemas
envolvendo: adição, subtração e multiplicação.
·
Ciências
Ø Os
animais.
Ø Animais
silvestres domésticos.
Ø Sistema
solar.
Ø Planeta
terra.
·
História
Ø A
do município
Ø Trabalhadores
da cidade e do campo.
Ø Os
alimentos regionais.
Ø Datas
comemorativas.
·
Geografia
Ø Meios de transporte.
Ø Localizando
lugares no bairro.
Ø O
trabalho no comércio e outros serviços.
·
Artes
Ø Dobradura.
Ø Tipos
de desenhos observação, livre geométrico e abstrato.
Ø Jogos
e brincadeiras educativas.
·
Ensino
Religioso
Ø Eu
e o mundo: as diferenças sociais.
Ø Dia
da bíblia sagrada.
Ø Respeito
ao próximo.
Ø Confiança.
Ø Autoestima.
·
Conteúdos
3º ano
·
Português
Ø Gênero
textual lendas.
Ø Grau
do substantivo: aumentativo e diminutivo.
Ø Número
do substantivo: singular e plural.
Ø Gênero do substantivo: masculino e feminino.
Ø Adjetivo.
Ø Ortografia
contextualizada.
·
Matemática
Ø Operação
inversa: adição e subtração;
Ø Prova
real da adição e subtração;
Ø Multiplicação
com reserva;
Ø Medida de comprimento;
Ø Dobro
triplo e quádruplo;
Ø Medida
de comprimento;
Ø Problema
envolvendo multiplicação;
Ø Noções
de divisão;
Ø Geometria:
tabelas e gráficos.
·
Ciências
Ø O
corpo humano;
Ø Os
órgãos dos sentidos e o mundo que os rodeiam;
·
História
Ø Datas
comemorativas/ Folclore Dia do Estudante;
Ø Independência
do Brasil;
Ø O
trabalho rural e o meio urbano;
·
Geografia
Ø Água
no município (que consumimos);
Ø Os
rios do município/ preservação, aproveitamento;
Ø Agricultura/
condições favoráveis, diversificação;
·
Ensino
Religioso
Ø Amor
ao próximo.
·
Artes
Ø Ilustração
de histórias;
Ø Tipos
de desenhos ( livres geométricos e abstratos;
·
Conteúdos
4º ano
·
Português
Ø Substantivo
tipos:
Ø Gênero;
Ø Números;
Ø Grau;
Ø Adjetivo;
Ø Adjetivo
pátrio;
Ø Locução
adjetiva
·
Matemática
Ø Adição
e subtração, (problemas)
Ø Multiplicação/
Proposição da multiplicação;
Ø Expressão
numérica: (+, -, x, : )
Ø Expressão
numérica. (( ), [ ], { });
Ø Divisão
das quatro operações;
Ø Valor
do desconhecido;
Ø Geometria;
Ø Fração.
·
História
Ø Movimentos
de população na colônia;
Ø A
vila de São Paulo de Piratininga;
Ø Os
paulistas exploram o interior do território;
Ø As
missões;
Ø Novos
núcleos de povoamento;
Ø O
sul do atual Brasil e os tropeiros;
Ø Os
imigrantes de ontem e de hoje:
Ø Datas
comemorativas.
·
Geografia
Ø A
hidrografia do Brasil;
Ø Revisão:
Os rios do Brasil;
Ø Utilizando
água dos rios;
Ø Os
climas do Brasil;
Ø As
zonas de iluminação da terra;
Ø O
efeito estufa e o aquecimento global.
·
Ciência
Ø Vegetais;
Ø Animais.
·
Conteúdo
5º ano
·
Português
Ø Graus
do substantivo;
Ø Numeral;
Ø Pronome;
Ø Preposição;
Ø Verbo.
·
Matemática
Ø Multiplicação
e divisão;
Ø Expressão
numérica, adição, subtração, multiplicação e divisão;
Ø Fração
Ø Medidas
e grandezas;
Ø Geometria;
Ø Porcentagem.
·
Ciências
Ø Vegetais;
Ø Animais;
Ø Ser
humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário