segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Projeto conhecendo o Folclore da EMEF. São Francisco


PROJETO

CONHECENDO O

FOLCLORE

ALUNOS ATENDIDOS: 1º AO 5º

DURAÇAO: 18/08  à  30/09/2014


JACUNDÁ-PA 13/08/2014

Justificativa
O folclore desempenha um papel de relevante importância na vida diária do homem. É um dos principais fatores que contribuem para a identificação do que poderíamos denominar “o símbolo da nacionalidade’’. É ainda um excelente meio para facilitar a ligação “Lar – Escola”. Este projeto visa esgotar a cultura regional, bem como conscientizar os alunos da diversidade cultural na qual estamos envolvidos.
Objetivo Geral
Aprofundar a compreensão sobre o folclore brasileiro através de atividades diversificadas envolvendo brincadeiras e tradições populares de forma que os educadores possam refletir e participar de atividades que envolvam a leitura, escrita, conhecimentos matemáticos e regionais de forma lúdica e agradável.
Objetivos Específicos
Ø  Resgatar as importâncias do folclore, repassando valores culturais;
Ø  Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas;
Ø  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ø  Identificar a finalidade do texto;
Ø  Localizar informações explicita nos textos;
Ø  Emitir opiniões e fazer comentários pessoais com clareza e objetividade;
Ø  Elaborar e resolver problemas com as quatro operações em linguagem verbal com suporte de imagens ou materiais de manipulação;
Ø  Participar de datas comemorativas;
Ø  Identificar os símbolos da pátria;
Ø  Identificar os meios de comunicação;
Ø  Reconhecer os meios de transporte;
Ø  Identificar os sinais de trânsito.

Metodologia
Ø  Leitura coletiva e individual;
Ø  Leitura dramatizada;
Ø  Produção de texto escrito;
Ø  Reconto oral;
Ø  Relato de experiência;
Ø  Roda de leitura (conversa);
Ø   Confecção de cartazes;
Ø  Pesquisas;
Ø  Mini Teatro;
Ø  Varal de leitura
Ø  Seminário;
Ø  Exposição de ervas medicinal e comidas típicas;
Ø  Campeonato de advinhas;
Ø  Cruzadinha;

·         Conteúdos: História e Geografia 1º Ano
Ø  Os meios de transportes;
Ø  Os meios de comunicação;
Ø  O trânsito;
·         Matemática
Ø  Sistema de numeração decimal.
Ø  Dezena, dúzia e meia dúzia.
Ø  Seqüência: Representação oral e escrita (numerais de 0 a 50).
Ø  Adição: Noção com utilização de material concreto.
Ø  Subtração: Noção com utilização de material concreto.
Ø  Medida de tempo.
·         Língua Portuguesa
Ø  Números de silabas e letras.
Ø  Formação de palavras e frases (simples e complexas)
Ø  Revisão das silabas simples.
Ø  Sílabas complexas: (tr, cr, gr, fr, dr, pr, vr, cl, fl, gl, bl, tl)
Ø  Noções de pontuação, (ponto final, vírgula, ponto de interrogação de exclamação.
·         Ciências
Ø  Animais: Características e necessidades vitais.
·         Artes
Ø  Tipos de desenhos (livres geométricos e abstratos).
Ø  Dobradura e recorte e colagem.
Ø  Musicas folclóricas coreografadas.
·         Ensino Religioso
Ø  Autoestima e confiança.
Ø  Respeito ao próximo.
·         Conteúdos do 2º ano Língua Portuguesa.

Ø  Gênero Literário: Fábula e par lenda.
Ø  Estudo do texto: Leitura e interpretação.
Ø  Formação de frases e textos
Ø  (Formação de palavras, (ortografia): sílabas complexas r e l acompanhadas de consoantes).
Ø  Silabas simples e complexas e consoantes com l.
Ø  Sinais de pontuação e tipos de frases (ponto final, interrogação e exclamação).
Ø  Ponto e vírgula travessão e dois pontos.

·         Matemática
Ø  Medidas de tempo: Calendário de relógio.
Ø  Sistema monetário (real) economia domestica.
Ø  Multiplicação (x).
Ø  Medida de comprimento.
Ø  Dobro e triplo.
Ø  Problemas envolvendo: adição, subtração e multiplicação.
·         Ciências
Ø  Os animais.
Ø  Animais silvestres domésticos.
Ø  Sistema solar.
Ø  Planeta terra.
·         História
Ø  A do município
Ø  Trabalhadores da cidade e do campo.
Ø  Os alimentos regionais.
Ø  Datas comemorativas.
·         Geografia
Ø   Meios de transporte.
Ø  Localizando lugares no bairro.
Ø  O trabalho no comércio e outros serviços.
·         Artes
Ø  Dobradura.
Ø  Tipos de desenhos observação, livre geométrico e abstrato.
Ø  Jogos e brincadeiras educativas.
·         Ensino Religioso
Ø  Eu e o mundo: as diferenças sociais.
Ø  Dia da bíblia sagrada.
Ø  Respeito ao próximo.
Ø  Confiança.
Ø  Autoestima.

·         Conteúdos 3º ano 
·         Português
Ø  Gênero textual lendas.
Ø  Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo.
Ø  Número do substantivo: singular e plural.
Ø   Gênero do substantivo: masculino e feminino.
Ø  Adjetivo.
Ø  Ortografia contextualizada.
·         Matemática
Ø  Operação inversa: adição e subtração;
Ø  Prova real da adição e subtração;
Ø  Multiplicação com reserva;
Ø   Medida de comprimento;
Ø  Dobro triplo e quádruplo;
Ø  Medida de comprimento;
Ø  Problema envolvendo multiplicação;
Ø  Noções de divisão;
Ø  Geometria: tabelas e gráficos.
·         Ciências
Ø  O corpo humano;
Ø  Os órgãos dos sentidos e o mundo que os rodeiam;
·         História
Ø  Datas comemorativas/ Folclore Dia do Estudante;
Ø  Independência do Brasil;
Ø  O trabalho rural e o meio urbano;
·         Geografia
Ø  Água no município (que consumimos);
Ø  Os rios do município/ preservação, aproveitamento;
Ø  Agricultura/ condições favoráveis, diversificação;
·         Ensino Religioso
Ø  Amor ao próximo.
·         Artes
Ø  Ilustração de histórias;
Ø  Tipos de desenhos ( livres geométricos e abstratos;

·         Conteúdos 4º ano
·         Português
Ø  Substantivo tipos:
Ø  Gênero;
Ø  Números;
Ø  Grau;
Ø  Adjetivo;
Ø  Adjetivo pátrio;
Ø  Locução adjetiva
·         Matemática 
Ø  Adição e subtração, (problemas)
Ø  Multiplicação/ Proposição da multiplicação;
Ø  Expressão numérica: (+, -, x, : )
Ø  Expressão numérica. ((  ),  [ ], { });
Ø  Divisão das quatro operações;
Ø  Valor do desconhecido;
Ø  Geometria;
Ø  Fração.
·         História
Ø  Movimentos de população na colônia;
Ø  A vila de São Paulo de Piratininga;
Ø  Os paulistas exploram o interior do território;
Ø  As missões;
Ø  Novos núcleos de povoamento;
Ø  O sul do atual Brasil e os tropeiros;
Ø  Os imigrantes de ontem e de hoje:
Ø  Datas comemorativas.
·         Geografia
Ø  A hidrografia do Brasil;
Ø  Revisão: Os rios do Brasil;
Ø  Utilizando água dos rios;
Ø  Os climas do Brasil;
Ø  As zonas de iluminação da terra;
Ø  O efeito estufa e o aquecimento global.
·         Ciência
Ø  Vegetais;
Ø  Animais.

·         Conteúdo 5º ano
·         Português
Ø  Graus do substantivo;
Ø  Numeral;
Ø  Pronome;
Ø  Preposição;
Ø  Verbo.
·         Matemática
Ø  Multiplicação e divisão;
Ø  Expressão numérica, adição, subtração, multiplicação e divisão;
Ø  Fração
Ø  Medidas e grandezas;
Ø  Geometria;
Ø  Porcentagem.
·         Ciências
Ø  Vegetais;
Ø  Animais;
Ø  Ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário