Projeto
de
Intervenção
Pedagógica
(
Reforço)
Período:
5 Sexta- Feiras
Público
Alvo:
Alunos
do 1º ao 5º ano
Total
de Alunos: 58
Justificativa
Diante de diagnostico
feito na escola no inicio do 2º semestre, observa mos algumas dificuldades nos
alunos do 1º ao 5º ano, dentre eles e principalmente leitura, escrita e
interpretação de textos, fez – se necessário a elaboração desse projeto de
intervenção pedagógica, (aula de reforço) que visa desenvolver uma maior
aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e
lúdica. Serão trabalhados na aula de reforço atividades variadas com
participação dos alunos. Foram definidas metas, objetivos e atividades tentam
por base competências necessárias para tornar o ensino aprendizagem mais
eficazes. Este projeto é mais um passo, dado em prol do aluno, evitando que o
mesmo perca o estimulo desistência e aprovação.
Objetivo
Geral
Refletir sobre o
processo de construção de praticas de ensino e aprendizagem dos alunos com
dificuldades, possibilitando aos mesmos a consolidação dos direitos de
aprendizagem de leitura e escrita dentro de uma perspectiva de alfabetização e
letramento, oportunizando a construção de competências e habilidade de que
favoreça a autonomia na construção do sistema de escrita alfabética.
Objetivos
Específicos
Ø Incentivar
o gosto pela leitura;
Ø Levar
o aluno a desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma gradativa por
meio de atividades diversificadas;
Ø Identificar
e fazer o uso de letras maiúsculas e minúsculas nos textos produzidos segundo
as convenções;
Ø Estimular a confiança e a auto - estima das
crianças;
Ø Identificar
letras do nome próprio;
Ø Compreender
que a leitura e escrita são essenciais para as pessoas;
Ø Reconhecer
finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
Ø Interpretar
frases e textos de diferentes gêneros e temáticas;
Metodologia
Ø Leitura
e interpretação de textos (oral e escrito)
Ø Produção
palavras, frases e pequenos textos.
Ø Explorar
as instruções fazendo descrições.
Ø Leitura
individual e coletiva.
Ø Texto
fatiado.
Ø Acróstico.
Ø Jogos
diversos
Ø Listagens
de palavras.
Ø Listas
de compras
Ø Jogos
e brincadeiras com nomes dos alunos
Ø Realizar
atividades e dinâmicas que ajuda a criança a desenvolver a oralidade como: Recontar histórias , reproduzir jogos
verbais, poemas, músicas, notícias;
Ø Realizar
atividades que estimulam o desenvolvimento da atenção auditiva.
Metas
Gerais
§ Garantir
avanços significativos dos alunos nas hipóteses de escrita e leitura:
§ Lê
co autonomia: palavras, frases e Textos.
§ Produzir
frases e textos:
§ Garantir
o desenvolvimento das capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto
escolar de acordo ao nível que se encontre.
§ Apropriação
do sistema de escrita e leitura.
§ Produção
de textos escritos-desenvolvimento da oralidade.
§ Elevar
o raciocínio lógico matemático no cotidiano através de situações problemas.
§ Desenvolver
o gosto pela leitura dos números e sua aplicabilidade no dia a dia por meio da
ludicidade.
§ Elevar
a auto- estima dos alunos através de atividades que promovam a valorização dos
diferentes modos de pensar, agir e sentir.

Nenhum comentário:
Postar um comentário