segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Projeto de Intervenção Pedagógica (reforço) EMEF. São Francisco



Projeto de
Intervenção
Pedagógica
( Reforço)

Período: 5 Sexta- Feiras

Público Alvo:
Alunos do 1º ao 5º ano

Total de Alunos: 58




Justificativa
Diante de diagnostico feito na escola no inicio do 2º semestre, observa mos algumas dificuldades nos alunos do 1º ao 5º ano, dentre eles e principalmente leitura, escrita e interpretação de textos, fez – se necessário a elaboração desse projeto de intervenção pedagógica, (aula de reforço) que visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica. Serão trabalhados na aula de reforço atividades variadas com participação dos alunos. Foram definidas metas, objetivos e atividades tentam por base competências necessárias para tornar o ensino aprendizagem mais eficazes. Este projeto é mais um passo, dado em prol do aluno, evitando que o mesmo perca o estimulo desistência e aprovação.
Objetivo Geral
Refletir sobre o processo de construção de praticas de ensino e aprendizagem dos alunos com dificuldades, possibilitando aos mesmos a consolidação dos direitos de aprendizagem de leitura e escrita dentro de uma perspectiva de alfabetização e letramento, oportunizando a construção de competências e habilidade de que favoreça a autonomia na construção do sistema de escrita alfabética. 

Objetivos Específicos
Ø  Incentivar o gosto pela leitura;
Ø  Levar o aluno a desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma gradativa por meio de atividades diversificadas;
Ø  Identificar e fazer o uso de letras maiúsculas e minúsculas nos textos produzidos segundo as convenções;
Ø   Estimular a confiança e a auto - estima das crianças;
Ø  Identificar letras do nome próprio;
Ø  Compreender que a leitura e escrita são essenciais para as pessoas;
Ø  Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças;
Ø  Interpretar frases e textos de diferentes gêneros e temáticas;
 Metodologia
Ø   Leitura e interpretação de textos (oral e escrito)
Ø   Produção palavras, frases e pequenos textos.
Ø        Explorar as instruções fazendo descrições.
Ø      Leitura individual e coletiva.
Ø   Texto fatiado.
Ø   Acróstico.
Ø   Jogos diversos
Ø   Listagens de palavras.
Ø   Listas de compras
Ø   Jogos e brincadeiras com nomes dos alunos
Ø   Realizar atividades e dinâmicas que ajuda a criança a desenvolver a oralidade  como: Recontar histórias ,   reproduzir jogos verbais, poemas, músicas, notícias;
Ø   Realizar atividades que estimulam o desenvolvimento da atenção auditiva.

Metas Gerais
§  Garantir avanços significativos dos alunos nas hipóteses de escrita e leitura:
§  Lê co autonomia: palavras, frases e Textos.
§  Produzir frases e textos:
§  Garantir o desenvolvimento das capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar de acordo ao nível que se encontre.
§  Apropriação do sistema de escrita e leitura.
§  Produção de textos escritos-desenvolvimento da oralidade.
§  Elevar o raciocínio lógico matemático no cotidiano através de situações problemas.
§  Desenvolver o gosto pela leitura dos números e sua aplicabilidade no dia a dia por meio da ludicidade.
§  Elevar a auto- estima dos alunos através de atividades que promovam a valorização dos diferentes modos de pensar, agir e sentir.




 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário