quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Atividade 1.3

Atividade 1.3
Hoje já somos capazes de vivenciar e perceber mudanças intensas de experiências cotidianas como na família, no trabalho, na escola, na sociedade e perceber o quanto é diferente a real. A tecnologia em especial a TIC introduziu mudanças em pouco tempo e com profundidade em todas as áreas da atividade humana, intensificada nas últimas décadas com o uso do computador e da rede mundial de computadores a Internet. Liberdade atual da vivenciada pelas nossas gerações anteriores. Tantos e tão surpreendentes são os avanços na área informática que muitos intelectuais vêem-se às voltas com novos estudos e pesquisas para lidar com as transformações, mudanças, impactos – enfim, com a nova sociedade fruto da fantástica revolução tecnológica que presenciamos neste século. Por outro lado, também as novas configurações sociais não são produto simples e direto de transformações tecnológicas, uma vez que muitos outros fatores se interpõem no curso do processo de desenvolvimento social. A sociedade não determina a tecnologia da mesma forma que esta última também não determina a vida social.
Concordamos, por isso, com tais correntes de pensamento que apostam numa complexa “interação dialética”, concebendo a técnica como parte integrante de um processo amplo, complexo e circular, onde homem e artefatos técnicos interagem continuamente, não havendo como se chegar às essências do humano ou da técnica. Uma superposição aí se estabelece, ser e máquina se complementam sucessivamente.
Devemos, ainda, rejeitar a visão da técnica como mero instrumento. Interpretá-la como neutra, é inocentá-la de toda crítica, tornando-a imune a qualquer julgamento ou análise sobre suas possíveis combinações, implicações e conseqüências para os diversos aspectos da vida humana.
É inútil acreditar na supressão do “ser”, do “sentido”, do “real” a partir da difusão das novas tecnologias. É superficial acreditar numa ameaça tecnológica, num implacável futuro dominado pelas máquinas, onde o homem se tornaria mero apêndice da técnica, sendo por ela gerido.  Levando em conta que a aprendizagem é o processo pelo qual são adquiridos ou transformados: competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores, o uso das tecnologias em sala de aula é fundamental, sendo utilizada tanto como suporte, ferramenta de trabalho,  instrumento de avaliação, etc.  Como educadora, acredito que o uso dessas ferramentas facilita e diferenciam o trabalho do professor e incentiva o aluno na aprendizagem, pois torna o processo mais agradável e diferenciado. 


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