Este projeto foi trabalhado com todos
os alunos do 1° ao 5° ano deste estabelecimento de ensino. Em fim, foi
realizado com sucesso pois alcançamos o nosso objetivo.
Atende a atividade 3.2 da Unidade III
do Curso Redes de Aprendizagem da Turma Janaina NTE/Jacundá.
Cursistas:
Ana Lourdes Costa Nascimento
Iolanda Santos de Souza.
Francilene Amorim Costa
Apresentação:
As atividades de leitura valorizam a
construção de sentidos e o uso de estratégias diversificadas, que propiciam a
formação de leitores competentes.
O projeto traz propostas de leitura e produção
de texto, para a criança participar de situações cotidianas nas quais se faz
necessário o uso da escrita, considerando o destinatário, a finalidade e as características
do texto. Há também orientações para a organização e a revisão dos textos e
várias sugestões de socialização das produções.
Introdução:
Este projeto propõe um trabalho, buscando entrelaçar
linguagens estabelecendo um diálogo entre as leituras e as atividades
desenvolvidas com base nos descritores de português e matemática e no cotidiano
do aluno. Desse modo, assume-se a perspectiva de que o conhecimento é algo que
ocorre na interação com o outro, desafiam o aluno a pensar, conhecer,
informar-se e criticar, desenvolvendo suas capacidades cognitivas, lingüísticas
e discursivas.
Objetivos Gerais:
-formar alunos escritores capazes de produzir
textos coerentes, coesos e eficazes.
-fomentar no aluno, o gosto pela leitura, a
fim de facilitar a interpretação.
-Proporcionar aos estudantes o conhecimento
amplo de sua cultura através de uma nova abordagem significativa e aperfeiçoada
de nossa prática escolar, motivando-os através de atividades, exercitando assim
a cada dia sua sensibilidade e criatividade humana por meio de contato com a
linguagem artística musical, visando formar cidadãos capazes de contribuir
ativamente com as mudanças sócio-culturais que são necessários para construir
uma sociedade solidária, ética e digna.
Objetivos
específicos:
-Conhecer o verdadeiro sentido da páscoa e
seus símbolos.
-Levar o aluno a desenvolver habilidades de
leitura de formar gradativa, por meio do exercício de determinadas operações.
-Realizar atividades que proporcionam
interação do grupo.
-Desenvolver a capacidade de expressão a de
argumentação oral do aluno através do debate.
-Dramatização.
-Levar o aluno a transferir as idéias do
texto para sua realidade concreta e se posicionar diante dela.
-Ouvir histórias e textos relacionados ao
tema.
-Temas a serem abordados: carnaval, dia internacional
da mulher, páscoa, dia do índio, Tiradentes, descobrimento do Brasil, dia do
livro.
-sugestão de atividades.
Disciplina envolvida:
-Língua Portuguesa
-Matemática
-História
-Geografia
-Ciências
-Artes
-Religião
Propostas
Metodológicas
O ensino dos conteúdos
das disciplinas envolvidas está voltado não só para o funcionamento do sistema
lingüístico, como também para o aumento da consciência dos efeitos de sentidos
produzidos pela linguagem e pelo raciocínio matemático e pelos temas das
disciplinas diversas.
As atividades organizam-se levando em conta
não só um olhar lingüístico de trabalho com a oralidade, a escrita, a leitura a
resolução de problemas, mas também considerar a possibilidade do diálogo de um entrelaçamento
com diferentes textos e com o lúdico.
Cabe ressaltar que a tônica do trabalho de
leitura realiza-se com uma diversidade textual em linguagem verbal, não-verbal
e mista. Assim, foram selecionados textos diferentes gêneros, levando-se em
conta também diferentes suportes (livros, revistas, rótulos, etc..)
Estrutura
do projeto Apresenta a proposta da realização de um conjunto de atividade que se retomam com diferentes abordagem os
conteúdos é oferece aos alunos oportunidades de operar esses conteúdos de uma
forma mais efetiva e criativa.
Este
projeto está estruturado em:
1-leitura - Um dos princípios norteadores do
trabalho de leitura é a diversidade textual, compreendendo-se texto como
unidade significativa, o faça uso de linguagem verbal, não-verbal ou mista. Os
textos trabalhados são aqueles que circulam sociamente: os gêneros narrativos ficcionais
(conto, fábula, crônica, etc.), o poema, a notícia, a entrevista, a anedota, a
reportagem além de textos não verbais ou mistos como a pintura.
Avaliação
Verificar o estágio de aprendizagem dos alunos
em relação a certos conteúdos.
-Eles são capazes de decodificar e compreender
um texto, ou apenas de decodificar?
-Qual é o desempenho dos alunos em relação a
certos problemas notacionais da língua, como ortografia, divisão silábica e acentuação.
Eles apresentam noções
de concordância em suas produções de texto?
Interpretam os textos
identificando o objetivo dos descritores de Português e Matemática?
Culminância
Gincana de Leitura
Na gincana serão envolvidos (onde de) alunos
de 1ª ao 5° ano, onde desenvolverão tarefas imediatas. Cada tarefa será
realizada no período de 10 minutos. Todas as atividades valerão de 1 á 20
pontos. As atividades extraclasse valerão de 1 á 20 pontos.
A disputa poderá ser feita entre grupos ou
entre salas. No final serão somados os pontos. Quem atingir a maior pontuação
será vencedor e receberá uma premiação.
Atividades a serem realizadas na gincana.
-Confecção de livros de contos, poemas etc.
-Apresentação de um
jornal falado.
-A confecção de um
jornal mural.
-Uma exposição (de
produção).
-Uma feira de livros.
-Cartazes de temas pesquisados.
-Um folheto sobre um
tema relacionado á saúde.
-Material de divulgação
de uma festa escolar.
-Um livreto sobre
trabalho comunitário.
-Um diário de viagem ou
passeio.
-Uma campanha sobre
reciclagem de lixo, etc.
Psicomotrocidade
Percepção visual, Percepção tátil, Percepção
auditiva, percepção corporal, Coordenação motora (grossa e fina), Estrutura
corporal e espacial.
Nome do aluno, alfabeto
maiúsculo e minúsculo, junções, sons iniciais e finais contextualizada, divisão
de silábica.
Eu e os números, noções
de grandezas e posição, comprimento (curto, comprido, longo), tamanho (grande,
pequeno, maior menor e mesmo tamanho), alto e baixo, Quantidade (muito, pouco,
mais e menos). Sistema de numeração (0 á 10)e numero quantidade.
Eu e minhas
características/quem sou eu, Imagem, Independência e autonomia, Interação
formação da família.
Eu e os outros, auto-estima e respeito
Música, Brincadeiras
dirigidas, amarelinha pula corda.
·
Amor ao próximo
·
Solidariedade
·
Respeito
·
Cooperação
·
Preconceito
·
Amizade
·
Lealdade
·
Obediência
·
Quem é você
·
Eu e os outros
·
Respeitando as diferenças
·
As minhas preferências
·
Todo mundo tem um nome
·
Família (necessidades básicas da
família, membros, nossa escola.)
·
Direitos e deveres do aluno
·
Datas comemorativas
·
O cotidiano na escola
·
O local em que vivemos
·
A família
·
O cotidiano das famílias
·
O município
·
Os serviços públicos e o cidadão
·
Datas comemorativas (Carnaval, dia da
Mulher, e páscoa).
·
Crianças do mundo (você e outras
pessoas;
·
O que muda o que se conserva e o que distingue
das outras pessoas;
·
Os lugares e suas paisagens
·
As paisagens e seus elementos
·
Modos de vida diferentes; Paisagens
diferentes;
·
O caminho de casa para a escola.
·
O município e suas paisagens
·
O município
·
Observando o município de diferentes
postos de vista
Ordem alfabética
·
Letras maiúsculas e minúsculas
·
Separação silábica
·
Formação de frases e textos
·
Nome do aluno
· Sistema
de numeração decimal unidade dezena
· Comparando
quantidade
· Adição
e os símbolos (+ e -)
· Resolvendo
problema de adições e subtração
· Símbolos
(+, - e =)
· Números
ordinais (1º a 10º)
· Antecessor
e sucessor
· O
calendário
·
Somos diferentes: pessoas diferentes,
jeito diferente
·
O lugar onde vivemos nossa moradia
·
Diferentes lugares e paisagens.
· Seres
vivos e não vivos
· O
ambiente e os seres humanos
· Cuidado
com o meio ambiente
· Dengue
· Higiene
pessoal
·
·
Tipos de desenhos
·
Pinturas
·
Recortes e colagens
·
Dobraduras
·
Ilustração de historias
·
Produção textual
·
Ortografia antes de m, p, b, na, em
·
Leitura de interpretação
·
Alfabeto usa de letras maiúsculas e
minúsculas
·
Dígrafos
·
Sistema de numeração decimal
·
Ordem crescente e descreve
·
Números pares e impares
·
Sistemas numeração romana
·
O Pará no Brasil
·
Os povos que os portugueses encontraram.
·
Os indígenas da Amazônia
·
Os relatos sobre os povos indígenas
·
·
A casa
·
A escola
·
Município
·
Representação da terra
·
Localização da terra
·
Água e ar no planeta terra
·
Composição do ar
·
O ar em movimento
·
Pressão do ar
·
Umidade do ar
·
Temperatura do ar
·
Dobraduras
·
Historias em quadrinhos
·
amor ao próximo
·
Companheirismo
·
Preconceito (Bullíng)
·
Perdão
·
Letras e fonemas.
·
Letras maiúsculas e minúsculas
·
Encontros vocálicos e consonantais.
·
Ortografia (regras) m antes de p e b, s
entre vogais.
·
Pontuação.
·
Leitura e interpretação de texto de gêneros
diversos.
·
Nº d silabas
·
Sinônimos e antônimos
·
Silaba tônica
·
Sistema de numeração decimal
·
Ordens e classes
·
Valor absoluto e relativo
·
Antecessor e sucessor
·
Adição e subtração (problema)
·
Multiplicação e divisão (problema)
·
Mediadas de tempo
·
Gráficos e tabelas
·
Geometria: sólidos geométricos e figuras
planas
·
Segmentos de retas paralelas,
concorrentes
·
Primeiros habitantes do Brasil
·
Descobrimento do Brasil
·
Inconfidência mineira
·
Historia de jacundá
·
O povo brasileiro
·
ipo de moradia
·
Extensão territorial
·
População de Jacundá
·
Localização (casa, escola)
·
Higiene pessoal
·
Água
·
Vacinas DST
·
Prevenção e conservação do ambiente
·
Musica (Ritmos)
·
Desenho livre
·
Dramatização de historias
·
Campanha da fraternidade
·
Igualdade
·
Amor
·
Leitura e interpretação de versículos
·
Gêneros textuais: história em quadrinhos
e histórias infantis.
·
Leitura, interpretação e produção
textual;
·
Alfabeto, vogais e consoantes
contextualizadas;
;
.“LER
BEM E COMPREENDER O QUE SE LÊ”
TEMAS
ABORDADOS:
carnaval,
dia internacional da mulher, páscoa, dia do índio, Tiradentes, descobrimento
do Brasil, dia do livro




Nenhum comentário:
Postar um comentário